Coronavírus: como sua empresa pode ajudar?



26 de março de 2020
por: admin

Pensando em como auxiliar e orientar as empresas e profissionais do setor têxtil e de confecção, que têm disponibilidade para colaborar na contenção do Coronavírus, a Abit disponibiliza algumas informações para facilitar essas iniciativas.

Já existem ações de companhias que estão confeccionando máscaras, aventais e demais itens de proteção para doação ou comercialização. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, existe a possibilidade de confeccionar as máscaras em tecido para pessoas que não estão infectadas ou que estão fora do ambiente hospitalar. Entretanto, trata-se de uma medida que reduz as possibilidades de contágio, não sendo recomendadas, em hipótese alguma, para utilização em ambientes hospitalares, cirúrgicos ou de alto risco. É importante salientar que o uso de máscaras de tecido necessita de cuidados especiais na higienização para não haver problemas com contaminação. 

Desta forma, a Entidade reúne aqui informações relevantes para que todos possam colaborar da melhor forma possível.

Para o caso de empresas que querem produzir máscaras e aventais cirúrgicos, aqui está a resolução da ANVISA com especificações técnicas. Consulte ainda a RDC Nº 349, que define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para tratamento de petições de regularização de equipamentos de proteção individual identificados como estratégicos pela Anvisa.  Incluímos aqui ainda um esclarecimento da ABINT – Associação Brasileira de Nãotecidos e Tecidos Técnicos – sobre a fabricação das máscaras cirúrgicas. Aqui também está a lista para demais EPI’S que são mais demandados no momento, como gorros, lençois, etc. 

Caso sua empresa tenha capacidade técnica para fornecer máscaras de acordo com as normas técnicas, leia aqui a convocação do Ministério da Saúde com itens em cárater de emergência. As propostas devem ser enviadas até 26 de março, às 23h59.

VEJA AQUI A LISTA DAS EMPRESAS QUE PODEM COLABORAR COM MATERIAIS PARA SUPRIR ÀS DEMANDAS.

As empresas que puderem colaborar nesse esforço coletivo com tecidos, materiais e maneiras de confecção desses produtos podem entrar em contato com a Abit – que fará um cadastro básico e repassará aos orgãos competentes. Os contatos são: Fernanda Tamburus (11) 97367-6028 – fernanda.tamburus@abit.org.br ou Giovana Saltorelli (11) 98455-8671 – giovana@sinditextilsp.org.br.

Fonte: Abit | Foto: reprodução 

Comments are closed.