H&M é a primeira varejista a utilizar Circulose



17 de fevereiro de 2020
por: admin

A H&M anunciou esta semana que a sua próxima coleção exclusiva Conscious será a primeira a utilizar Circulose, um material recentemente patenteado. Isso significa que será a primeira vez que fibras quimicamente recicladas são utilizadas em roupas vendidas em larga escala.

O material é produzido pela re:newcell, uma empresa que o grupo H&M apoia desde a sua criação. Esta utiliza têxteis descartados e é capaz de “substituir matérias-primas provenientes das florestas, em quantidades comerciais, sem comprometer a qualidade”.

Todo o processo de reciclagem das fibras de algodão e viscose reforça o lado circular da Circulose, uma vez que é feito através de um sistema de circuito fechado para água e produtos químicos alimentados por energias renováveis.

Erik Karlsson, gestor de investimento em moda sustentável da CO:LAB, empresa de investimentos do grupo H&M, declarou que o trabalho da re:newcell “está perfeitamente de acordo” com a visão da empresa de ser tornar “totalmente circular”.

Embora se trate da primeira utilização em larga escala, esta permanece limitada, uma vez que apenas um vestido de uma única coleção irá conter o material. O vestido é feito a partir de uma mistura de 50% de Circulose proveniente de jeans reciclados e 50% de viscose proveniente de madeira certificada pelo FSC, e estará à venda em todo o mundo na primavera.

No entanto, uma única peça de vestuário pode ter um grande impacto quando produzida por uma empresa com a envergadura da H&M, e o facto de ser vendida internacionalmente fortalece ainda mais esse impacto.

Fonte: Fashion Network | Foto: reprodução 

Comments are closed.