Marca propõe campanha sem retoques mas não convence



5 de julho de 2019
por: Marcela Leone

Não basta pensar em uma campanha inclusiva se não estiver disposto a realmente realizava. A prova disso é a mais nova campanha da In The Style, que possui linhas de moda casual e lingerie.

Para as fotos de moda íntima, a empresa se propôs a não usar o Photoshop, postando fotos da modelo sem os famosos retoques. O problema, porém, está na escolha da garota-propaganda sem “imperfeições”, não engajando assim com o público em geral.

Nas redes sociais, a marca publicou um ensaio com a legenda: “Nossa linha de lingerie para o Dia dos Namorados [14 de fevereiro, no Hemisfério Norte] está agora pronta! Seja sua própria paixão e abrace quem você é. Estamos falando sobre amar suas perfeitas imperfeições e é por isso que não retocamos essas imagens”.

A modelo, porém, atende totalmente à demanda dos padrões estéticos: é branca, magra, de cabelos lisos, e não possui nenhuma grande característica comum ao público feminino como estrias e/ou celulite.

O que era para ser bom, como uma campanha que não se propões a usar retoques, acabou causando o efeito contrário, com muitos comentários negativos nas redes sociais da empresa.

“Não vejo nenhuma imperfeição”, disse uma usuária em um comentário.

“Eu realmente amo a ideia, mas talvez vocês possam usar garotas de todas as formas e tamanhos para mostrar suas roupas, talvez vocês possam pedir às clientes para enviar fotos das roupas que elas usam e postá-las. Seria bom não ver nenhuma celebridade ou modelo do Instagram de vez em quando “,  ressaltou outra consumidora.

A marca se posicionou dizendo que trata-se apenas de um primeiro passo em frente à inclusão: “Nós reconhecemos completamente que esta é apenas uma campanha, mas podemos garantir que há muito mais a vir de nós. Nosso foco é positividade corporal, inclusão e, claro, empoderamento feminino – e vamos trabalhar duro para levar isso adiante!”.

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.